Esta é a plaina que comprei para auxilar na construção do Qin. Ela será usada para dar acabamento e se tudo der certo ajudará a formar a curvatura no topo do Qin.
Quando cheguei com ela em casa já fui afiar. Afiei, peguei um pedaço de madeira e fui tentar passar ela sem sucesso. Hoje pesquisando mais sobre afiação de plainas descobri como deveria ser o fio dela (em curva e não reto), fiz as alterações necessárias, afiei de novo e SUCESSO!!!
Ao lado vocês podem ver o resultado. A lateral não tinha muitas ondulações ou irregularidades (meu corte de serrote mesmo lento foi bom), mas a plaina ainda assim deixou a borda com um aspecto bem melhor. Ponto positivo!
Na foto abaixo, a tábua de madeira onde está a plaina foi meu primeiro teste. A cor avermelhada da madeira estava toda coberta por uma camada de madeira marrom acinzentada (visível ainda nas bordas). Dá pra ver que ela está trabalhando bem. :)
PS: Vocês perceberam que como não tenho bancada estou trabalhando no chão? Embora a bancada fosse me ajudar bastante, baseado no trabalho que estou tendo não sei se seria tão essencial assim. A peça que estou trabalhando é bem grande e o tipo de corte e tarefas que estou executando precisaria de uma grande bancada com uma grande morsa e vários grampos para fazer alguma diferença. Então melhor trabalhar no chão do que inventar moda e ficar bambeando numa mesa ou bancada pequena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário