domingo, 17 de fevereiro de 2008

Contornos do Tampo - Parte 2

Hoje eu comecei a empreitada de fazer os contornos do tampo. Ao lado vocês podem ver a tábua em sua forma original (antes do corte exaustivo de ontem).

Comecei com o serrote com sua nova afiação (como descrevi no post anterior). Eu não sei se minha afiação não ficou tão boa, se minha habilidade é muito ruim ou se cortar madeira com serrote dá muito mais trabalho do que eu poderia imaginar, de qualquer jeito tive pena mais uma vez dos marceneiros pré-ferramentas elétricas.

Depois de suar bastante e ter um progresso medíocre resolvi apelar. Fui buscar a serra tico-tico e a serra circular.

Após mais um bom tempo brigando com a tico-tico, eu me lembrei que havia esquecido que ela puxa o corte para esquerda embaixo (o eixo deve estar torto). Felizmente não houve maiores problemas com isso, apenas perdi tempo.


Hora de usar a circular, como fiquei encanado por causa da margem de erro absurda da tico-tico e como a circular come madeira MUITO fácil fiquei receoso de cortar direto na linha e cortei com uma margenzinha de erro (~0,5 cm). O problema é que deixar uma margem de erro, não pouca trabalho algum, pelo contrário.

Após fazer o corte eu vi que ainda teria que serrar a margem de erro com o serrote. Burrice realmente não tem preço. E lá vamos nós, "serrando e suando e seguindo a marcação..." Após muitos minutos cortei uma das tiras, o resultado vocês podem ver ao lado, a tábua cortada com a circular e a margem de erro ao lado que precisei cortar no serrote.

Agora de parar para o almoço.

Depois de descansar um pouco voltei para cortar a outra tira lateral e percebi que gastei quase UMA hora para serrar aproximadamente 1 metro de freijó com 3cm de espessura. Realmente minha habilidade é podre e meu serrote é ruim... :(

Depois de fazer as retas, é hora de trabalhar nas curvas, e pra isso eu utilizei basicamente um formão 3/4" e grossa. Depois de MUITO tempo consegui deixar as curvas do jeito que queria.

O resultado de tudo isso vocês podem ver ao lado, a cabeça do Qin (na foto é a parte de baixo) ficou uns 2mm mais estreita do que deveria, mas não há problemas, como eu disse anteriormente, as medidas não estão escritas na pedra, e ainda assim essa margem de erro mais do que tolerável.

A única falha de verdade que ocorreu em todo processo foi uma lascada na parte de baixo da tábua quando estava comendo com o formão na curva do pescoço do tampo. Felizmente como eu vou ter que fazer uma curva em todo o tampo eu posso simplesmente virar a tábua e curvar a parte debaixo ao invés da de cima e essa lascada deixa de ser um problema já que ela será comida pela plaina.

Nenhum comentário: