domingo, 24 de fevereiro de 2008

Marcação para Curvatura do Topo

Hoje fiz as marcações de referência para depois fazer a furação de gabarito para a curvatura do topo do tampo.

O primeiro passo para isso foi fazer traçar a linha central e a linha das bordas da primeira e sétima cordas do Qin. Para isso usei Giz de Linha, foi minha primeira experiência com ele e gostei bastante, é lógico que não tem a precisão de uma linha traçada com estilete e uma régua de aço, mas para medidas longas e que aceitem uma pequena margem de erro é excelente. Ao lado dá para ver o resultado.

Depois de ter traçado as linhas de giz lembrei que precisava riscar uma linha em toda volta da lateral do tampo do ponto mais baixo da curvatura.


Para isso usei um graminho feito na hora com dois pedaços de MDF pregados e colados em 90° e um prego como riscador na distância certa. Ao lado está o graminho e como a linha que risquei com ele não ficou muito visível na foto eu tracei uma linha azul para facilitar a visualização.

Embora eu não tenha tido problemas em fazer esta marcação, teria sido melhor fazer isso ANTES de traçar linhas de giz, já que com o movimento do graminho e da minha mão passando por cima elas ficaram um pouco apagadas em alguns pontos mas nada que tenha atrapalhado.

Após isso eu precisava fazer os gabaritos para fazer a furação dos pontos de referência para o tampo. Para fazer isso eu precisava preparar 13 papéis com divisões nos pontos corretos, no papel da Cauda do Qin eu iria fazer o traçado da curvatura do tampo. Baseado nas divisões, eu iria transpor os pontos de cruzamento deste papel para todos os outros 12, dessa forma projetando a curvatura em vários pontos do Qin. Depois estes papéis seria colados em pedaços de madeira (eu iria utilizar MDF), os pedaços de MDF seriam cortados de acordo com o tamanho do papel, e furados no sentido da linhas de divisões do papel. Depois de ter furado todos, eu teria que cortar o MDF seguindo o contorno da curvatura de cada papel, e só então eu usaria estes 13 gabaritos de MDF como gabarito para fazer os furos de referência no tampo do Qin. Ufa!!

Isso daria um grande trabalho, eu fiz o primeiro papel, transpuz para o segundo, e então resolvi seguir outra idéia que já tinha tido antes. Apenas marcar no tampo quais seriam os pontos a serem furados e fazer um único gabarito de profundidades de furo em MDF. Eu ainda precisei fazer todos os papéis com todas as divisões, mas ao invés de colar em MDF e cortar o MDF eu colei eles direto no tampo eu tracei os pontos de cruzamento já no tampo. Desta forma basta eu alinhar a profundidade adequada com o ponto certo e ir furando. O grande problema deste método é que a chance de eu fazer um furo errado é maior, então vou ter que ter atenção triplicada.

Nenhum comentário: