quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Teste de Material para as Cordas

Algumas pessoas me perguntaram onde eu vou arrumar as cordas para tocar o Qin. Aqui vai a explicação.

O Yugu Zhai Qinpu, ensina um método de fazer cordas de seda (o material tradicionalmente utilizado). Resumindo o método é mais o menos o seguinte:
1) Extrair os filamentos de seda e formar fios utilizando 12 filamentos;
2) Pegar a quantidade de fios necessárias para cada corda e através de um processo conhecido de torcimento as cordas torcidas;
3) As cordas são cozinhadas em uma solução chamada "cola material" compostas de várias resinas e colas vegetais;
4) As cordas mais grossas recebem um enrolamento externo (como cordas de violão).

Este processo tem 2 problemas principais: 1) eu não tenho onde conseguir seda em fios; 2) a "cola material" é extremamente complicada. Além destes dois problemas principais, o enrolamento das cordas mais grossas seria um problema também, mas no meu caso não será.

Inicialmente eu pensei em utilizar fios de nylon no lugar de seda. Fiz alguns testes com o nylon, mas as linhas ficaram muito grossas. Aí pensei em utilizar linha de pesca já que alguns tocadores de Qin já utilizaram este material em períodos de falta de produção de cordas seda, e hoje em dia o tipo de corda mais popular é um núcleo de metal recoberto de nylon (lembrando as cordas de violão). Mas também não ficou bom, as cordas seriam grossas demais, e teriam pouca flexibilidade.

Então resolvi tentar novamente com o nylon, mas desta vez quis substituir a "cola material" também. Fiz um teste com cola branca e tive um resultado pouco satisfatório, aí então pensei em utilizar goma arábica. Como ela é uma resina vegetal assim como a cola material, poderia funcionar. O resultado foi muito bom, mas as cordas ainda estavam grossas demais.

Foi então que pesquisando descobri que a densidade do Poliéster é maior do que o Nylon, sendo assim a corda feita com ele poderia ser mais fina. Comecei a correr atrás de poliéster e descobri que ele é bastante usado em linhas para bordar, e que têm um diametro ainda menor do que o nylon que eu estava utilizando. Ou seja eu teria que utilizar mais fios por serem mais finos, dessa forma o torcimento ficaria melhor (mais fios = melhor ajuste), e como a densidade do poliéster é maior, mesmo utilizando mais fios, a corda ficaria mais fina.

Comecei a procurar linhas para bordar, e deu bastante trabalho para encontrar. No final das contas encontrei apenas linhas em retrós de 170 metros (eu vou precisar MUITO mais do que isso), fiz algumas pesagens preliminares e o resultado foi ótimo. Ontem fiz uma corda com 50 fios, ela ficou com um diametro aproximado de 1,5 mm e massa linear de 1,9 g, resultados EXCELENTES.

A corda que eu fiz pode ser vista ao lado, infelizmente a câmera que estou usando não consegue fazer foco de perto. Na mesma foto dá para ter uma idéia de como é o nó utilizado para prender a corda na ponte. Agora só falta encontrar cones com grande quantidade de fio (4000 m), mas agora não estou muito preocupado com isso já que ainda falta muito para o Qin ficar pronto.

Ah, sobre o enrolamento adicional nas cordas mais grossas. Mesmo o poliéster sendo bem fino, ele ainda assim é mais grosso e pesado do que a seda, então se eu fosse fazer um enrolamento externo adicional a corda ficaria muito irregular e pesada por causa dessa grossura e peso adicional, e como o enrolamento é utilizado justamente para deixar a corda de seda mais uniforme e conferir mais peso à ela (o que não é necessário no meu caso), ele é totalmente dispensável. ;)

PS: Um dos motivos de eu ter adiado tanto a construção do Qin era a falta de um material adequado para fazer as cordas.

Nenhum comentário: