sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Sobre o Yugu Zhai

Para quem está se perguntando o que quer dizer o nome deste blog eu explico:
Yu: adequar-se, seguir, acatar;
Gu: antigo, antiguidade;
Zhai: estúdio.

Portanto: Estúdio "Seguindo com a Antiguidade".

Agora por que este nome em especial? Porque este era o nome do estúdio onde o mestre Chu Fengjie estudou o Qin. E este mesmo mestre escreveu um livro chamado Yugu Zhai Qinpu em 1855. Qinpu é um termo técnico descrevendo um tipo de livro devotado a músicas para o Qin, algo como um livro de partituras ou song-book.

O Yugu Zhai Qinpu, é um livro diferenciado pois não trata de músicas para o Qin. Ele é dividido em 4 volumes:
I - Examinando os tons das cordas: Faz uma análise detalhada da teoria de tons musicais chinesa.
II - Examinação detalhada dos materias e construção: É um tratado sobre construção de Qins.
III - Essenciais completos para o estudo do Qin: Ele apresenta tudo que alguém deveria saber sobre acessórios e procedimentos relacionados ao Qin.
IV - Explicação detalhada de como tocar melodias: Este volume fala sobre os símbolos de dedilhado, fornecendo explicações e diagramas.

Mas [infelizmente] eu não sei ler chinês [ainda]. Porém, existe uma versão traduzida de algumas seções do Yugu Zhai em inglês (todo volume II, algumas partes do III e todas as partes importantes do IV). E essa foi minha principal fonte de consulta, meu guia na construação do Qin.

Por isso, devo meus sinceros agradecimentos a Jim Binkley, um professor e pesquisador do departamento de Ciência da Computação da Universidade de Portland e um estudioso do Qin desde a década de 70 em Taiwan, por ter feito esta excelente tradução do Yugu Zhai, e também por ter me ajudado com minhas exaustivas dúvidas e questionamentos a respeito do Qin.

Embora o Yugu Zhai Qinpu, seja bem detalhado, algumas partes da explicação são muito confusas, vagas ou extremamente complexas (laqueação, feitura de cordas, construção de refinamentos, etc). Nestas horas a coisa aperta. Mas já pesquisei bastante e acredito que estou suficientemente preparado para embarcar nessa empreitada.

Agora que já expliquei o que é o Yugu Zhai Qinpu, espero que tenham entendido o nome deste blog. Ele nada mais é do que uma homenagem ao estúdio e ao autor do livro que estão me guiando e inspirando.

Um comentário:

laoqinyou disse...

See littleoldqinmaker.blogspot.com for a blog reference!