sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Madeira para o Tampo

Esta é a madeira que "escolhi" para fazer o tampo do Qin. Digo "escolhi" entre aspas pois na realidade eu precisei pegar alguma madeira que talvez funcionasse em substituição à Paulownia, já que ela não existe no Brasil.

O Jim [Binkley] me sugeriu utilizar Spruce, Maple, Cedar ou talvez Adler. O problema é que embora estas madeiras possam ser encontradas no Brasil (importadas é lógico), elas custariam muito caro. O bom sinal é que estas madeiras são utilizadas para fazer violões e guitarras, então eu posso procurar substitutos nacionais.

Algumas escolhas comuns de madeiras amazônicas para o tampo de um violão são: Marupá, Freijó, Munguba grande e Morototó. Quando fui procurar a madeira, eu descrevi o que pretendia fazer, e como deveria ser a madeira para o madeireiro e ele me recomendou Cedro, procuramos uma tábua boa e nas medidas que eu precisava, mas não encontrei nenhuma, ou ela tinha um nó no meio, ou era longa demais, etc.


No final das contas ele me recomendou Freijó, tinha uma tábua no tamanho perfeito que eu precisava e estava muito boa e sem defeitos aparentes. E esta foi a tábua que comprei. Espero que ela dê um bom tampo.

Ao lado vocês podem ver uma foto aproximada da madeira após ser aparelhada.

Nenhum comentário: