terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Plaina Nova e Testes

Esta é a plaina que comprei para auxilar na construção do Qin. Ela será usada para dar acabamento e se tudo der certo ajudará a formar a curvatura no topo do Qin.

Quando cheguei com ela em casa já fui afiar. Afiei, peguei um pedaço de madeira e fui tentar passar ela sem sucesso. Hoje pesquisando mais sobre afiação de plainas descobri como deveria ser o fio dela (em curva e não reto), fiz as alterações necessárias, afiei de novo e SUCESSO!!!


Pra não ficar testando só em pedaços de madeira resolvi passar ela na borda cortada do Qin, ela não precisaria ficar plana já neste estágio da construção (muito ainda será feito nela), mas não faria mal algum dar uma aplainada suave.

Ao lado vocês podem ver o resultado. A lateral não tinha muitas ondulações ou irregularidades (meu corte de serrote mesmo lento foi bom), mas a plaina ainda assim deixou a borda com um aspecto bem melhor. Ponto positivo!

Na foto abaixo, a tábua de madeira onde está a plaina foi meu primeiro teste. A cor avermelhada da madeira estava toda coberta por uma camada de madeira marrom acinzentada (visível ainda nas bordas). Dá pra ver que ela está trabalhando bem. :)

Este é o resultado do chão após os "testes". Então vou terminando este post e vou lá pegar a vassoura para deixar tudo limpinho para quando a patroa chegar em casa.

PS: Vocês perceberam que como não tenho bancada estou trabalhando no chão? Embora a bancada fosse me ajudar bastante, baseado no trabalho que estou tendo não sei se seria tão essencial assim. A peça que estou trabalhando é bem grande e o tipo de corte e tarefas que estou executando precisaria de uma grande bancada com uma grande morsa e vários grampos para fazer alguma diferença. Então melhor trabalhar no chão do que inventar moda e ficar bambeando numa mesa ou bancada pequena.

Nenhum comentário: